Rejuvenescimento facial a laser fracionado - características do procedimento, fotos e comentários

Rejuvenescimento facial a laser fracionado

O envelhecimento da pele começa aos 25 anos e, a princípio, esse processo passa despercebido. Entretanto, a pele vai perdendo gradualmente a elasticidade, a sua estrutura muda, fica mais flácida, os poros dilatam-se e aparecem rugas. Mais cedo ou mais tarde, chega um momento em que as mudanças se tornam visíveis e torna-se difícil enfrentá-las com produtos cosméticos habituais. E os distúrbios de pigmentação e o adelgaçamento da pele não podem ser corrigidos por métodos conservadores.

Felizmente, as tecnologias modernas não nos deixam sozinhos com os problemas do desbotamento. Para restaurar a juventude da pele, não basta simplesmente eliminar os defeitos e sinais de envelhecimento existentes; deve ser estimulado e nele iniciados processos de renovação celular. Só assim é possível conseguir não só um efeito visual, mas também um verdadeiro rejuvenescimento facial. O rejuvenescimento da pele facial a laser fracionado, usado em cosmetologia há mais de 10 anos, pode resolver esses problemas.

Essa tecnologia é baseada no método de fototermólise fracionada - exposição a um feixe de laser de determinado comprimento, dividido em diversos fluxos de luz (frações) para um funcionamento mais eficiente. Hoje, o rejuvenescimento fracionado é considerado uma alternativa real ao lifting cirúrgico.

O mecanismo de ação do rejuvenescimento da pele facial fracionado a laser

Com o tempo, todos os processos do corpo ficam mais lentos, inclusive no nível celular. É isso que causa o envelhecimento da pele: as células não são mais recicladas tão rapidamente, as novas não crescem tão ativamente, como resultado, a renovação da pele ocorre cada vez mais de forma ineficaz e praticamente cessa. Estudos demonstraram que a irradiação laser de suas células ajuda a restaurar o potencial de rejuvenescimento natural da pele.

Sob a influência de um feixe de luz e do choque térmico que ele produz na pele, ocorre uma limpeza intensiva dos tecidos das células já mortas e daquelas cuja capacidade de crescimento e desenvolvimento foi perdida. Ao mesmo tempo, as células jovens e saudáveis apenas se beneficiam desse efeito: multiplicam-se ativamente, substituindo as células utilizadas e restaurando o mecanismo de renovação da pele “estragada”.

Quase todos os lasers cosméticos têm esse efeito na pele do rosto. A diferença do Fraxel é que ele utiliza o feixe de laser mais eficaz, com diâmetro inferior a 200 mícrons: é esse laser fino que mais contribui para a substituição de tecidos antigos por tecidos jovens e saudáveis.

A segunda característica do rejuvenescimento fracionado é que o efeito não ocorre com um feixe, mas com toda uma massa de microraios nos quais o fluxo de luz é dividido, criando um efeito de grade. Assim, a irradiação não ocorre nem pontualmente nem como pulso contínuo. Ele está localizado de acordo com uma determinada matriz.

A pele é dividida em pequenas áreas, no centro de cada uma delas existem tecidos que sofreram um forte choque térmico, e ao redor delas estão células saudáveis não afetadas pelo feixe de laser. O resultado deste tratamento é a regeneração ativa da pele: esfoliação das células danificadas e crescimento de pele jovem no seu lugar.

Tipos de rejuvenescimento fracionado

A fototermólise fracionada existe em duas formas fundamentalmente diferentes: ablativa e não ablativa. Esses métodos de tratamento a laser diferem entre si em muitas características: profundidade de penetração do laser, intensidade do tratamento, mecanismo de estimulação da pele e efeito final.

A tecnologia ablativa envolve um efeito superficial nas células epidérmicas através da sua evaporação. O rejuvenescimento não ablativo, ao contrário, não atinge a camada superior da pele, mas penetra profundamente nela, onde se localiza a camada inferior da epiderme e começa a derme. Nesse caso, as células irradiadas não evaporam, mas formam colunas de tecido coagulado.

Em ambos os casos, o tratamento a laser ocorre em áreas limitadas, em torno das quais são preservados locais com as chamadas zonas de programação celular – células saudáveis e com grande potencial de regeneração, que é desencadeada pelo choque térmico. Um aumento de curto prazo na temperatura dos tecidos provoca a ativação de todos os processos metabólicos neles, incluindo o crescimento das fibras de elastina e colágeno, responsáveis pela elasticidade e juventude da pele.

O Ablativo Fraxel tem um efeito rápido e é mais indicado para eliminar os primeiros sinais de envelhecimento: rugas superficiais, ligeira perda de turgor. Como resultado da ablação, microáreas evaporam da superfície da pele, que durante a regeneração são recobertas por pele nova com a participação de células das áreas adjacentes. Assim, ocorre o lifting (endurecimento) da pele facial como um todo, bem como a destruição de rugas e defeitos.

Para resolver os problemas de uma pessoa com sinais evidentes de desbotamento, um efeito tão superficial não será suficiente. A pele envelhecida precisa ser “tratada” por dentro, nas camadas profundas onde estão localizadas as células responsáveis pela renovação da estrutura dérmica. Este resultado é garantido pelo rejuvenescimento fracionado não ablativo.

Claro, ninguém proíbe combinar esses dois métodos. Então o efeito será ainda mais impressionante: a pele receberá um duplo impulso de rejuvenescimento, tanto por dentro quanto por fora, de modo que após um procedimento será perceptível uma melhora visível no estado do rosto, e a renovação dos tecidos ativados manterá o rosto “em forma” por muito tempo.

Procedimento de rejuvenescimento a laser fracionado

Como qualquer outro procedimento a laser, o Fraxel é realizado apenas por um especialista qualificado. O fato é que os equipamentos utilizados referem-se a equipamentos médicos a laser, para trabalhar com os quais é necessário ter formação médica, fazer treinamento e adquirir experiência relevante.

Nas mãos erradas, um laser pode ser perigoso devido a complicações e consequências imprevisíveis; além disso, este procedimento tem um número bastante grande de contra-indicações. É identificando os obstáculos ao uso dos procedimentos a laser que deve começar o processo de preparação para o rejuvenescimento fracionado.

Contra-indicações

Listamos as condições e doenças que não permitem o uso de procedimentos baseados em laser:

  • a presença de quaisquer formações tumorais no corpo no presente e no passado;
  • doenças de pele na área de tratamento: dermatites, dermatoses, eczema, psoríase, vitiligo;
  • pele danificada (abrasões, arranhões);
  • história de fotoalergia;
  • tendência a formar quelóides;
  • doenças crônicas dos sistemas endócrino, cardiovascular e hematológico;
  • infecções virais e bacterianas agudas;
  • imunidade fraca;
  • herpes agudo ou crônico na fase aguda;
  • tomar medicamentos à base de retinóides (após o término do tratamento, devem passar pelo menos seis meses antes do procedimento se forem tomados comprimidos e pelo menos 2 semanas se forem usados agentes externos);
  • gravidez, amamentação;
  • epilepsia e outros problemas mentais e neurológicos;
  • bronzeado recente

Após estudar o histórico médico e o estado atual de saúde, o cosmetologista decide sobre a possibilidade de realizar o procedimento. Em alguns casos, precisa ser adiado temporariamente, por exemplo, durante um resfriado ou menstruação. Em geral, o rejuvenescimento a laser fracionado é um procedimento bastante seguro e, se realizado corretamente, não apresenta complicações.

Um médico realiza um procedimento de fototermólise
Progresso do procedimento

A fototermólise fracionada é considerada um procedimento indolor. No entanto, isso não pode ser afirmado 100%. A maioria dos pacientes ainda sente desconforto durante e especialmente após o rejuvenescimento a laser.

Portanto, a anestesia local é o que normalmente se utiliza para iniciar uma sessão de laserterapia. Um agente anestésico é aplicado no rosto para reduzir a sensibilidade geral da pele. Durante a exposição aos pulsos, queimação e formigamento são aceitáveis.

O tratamento facial dura de 20 a 40 minutos (o tempo da sessão depende do tamanho da área de tratamento) e, após seu término, um creme protetor especial é aplicado na pele, e o paciente recebe recomendações de cuidados com a pele facial durante o período de recuperação.

Regeneração da pele após o procedimento
Regime de descanso após o procedimento

Acredita-se que o rejuvenescimento fracionado não requer período de recuperação e não atrapalha o ritmo habitual de vida. Na verdade, isso não é inteiramente verdade. Para evitar situações constrangedoras, é melhor não correr riscos e não tentar combinar o procedimento a laser com o trabalho ou as próximas férias. É aconselhável tirar pelo menos uma semana de folga, pois nesses dias você precisa seguir um regime de descanso e é improvável que sua aparência lhe permita levar uma vida ativa. O rosto ficará vermelho e inchado por vários dias, depois de alguns dias começará a descascar e somente depois de 7 a 10 dias poderemos falar de uma aparência normal.

A cura com fraxel ablativo pode ser especialmente desagradável: com ela, o estado do rosto pode se assemelhar a uma queimadura. Outras consequências após o procedimento incluem:

  • hiper ou hipopigmentação;
  • o aparecimento de cicatrizes e cicatrizes, caso não tenha sido previamente identificada tendência a elas;
  • introdução de infecção em microferidas.

Tais efeitos colaterais são improváveis e representam menos de 3% de todos os casos de rejuvenescimento fracionado. Se o procedimento em si for realizado de maneira correta, sem atrapalhar o processo de preparo e reabilitação, a probabilidade de complicações é reduzida a zero.

Após o laser fracionado, não se deve tomar sol, expor a pele ao atrito, usar cosméticos agressivos, superaquecer ou esfriar demais.

Resultados do rejuvenescimento da pele facial a laser fracionado

O rejuvenescimento a laser fracionado, ao contrário do resurfacing fracionado da pele, é um procedimento minimamente invasivo. Não “queima” as camadas da pele, por isso é improvável que o efeito após uma sessão seja impressionante. Via de regra, o rejuvenescimento fracionado é feito em cursos - de 3 a 6 sessões, e aí você pode avaliar o resultado:

Antes e depois do rejuvenescimento fracionado
  • endurecimento e endurecimento da pele;
  • fortalecendo o oval do rosto;
  • suavização de rugas;
  • eliminação de manchas senis;
  • suavização pós-acne;
  • uniformizar a tez.

O efeito rejuvenescedor dura de um ano a 10 anos, depois você pode repetir o curso.

O rejuvenescimento a laser fracionado também combina bem com outros procedimentos: resurfacing, técnicas de injeção, durante o período de recuperação após cirurgia plástica. A irradiação a laser não tem efeito destrutivo sobre os preenchimentos introduzidos anteriormente, mas os especialistas acreditam que é melhor primeiro realizar um curso completo de Fraxel e depois começar a corrigir as deficiências restantes.

Quanto às avaliações dos pacientes, elas são confusas. Juntamente com recomendações positivas para este procedimento, também são frequentemente encontradas declarações negativas. Assim, muitas mulheres expressam as seguintes queixas:

  1. O período de recuperação leva muito mais tempo do que os cosmetologistas prometem. Via de regra, não estamos falando de 4 a 7 dias, como dizem os salões de beleza, mas de 10 a 14 dias.
  2. Mais da metade dos pacientes indicam eficácia insuficiente. Muitas pessoas acham que o rejuvenescimento fracionado deixou o rosto inchado, fazendo com que pareçam mais velhas do que antes do procedimento. Nota-se também que a capacidade do procedimento de suavizar rugas é muito exagerada, e seu principal objetivo é eliminar hiperpigmentação e marcas de acne.
  3. A desvantagem indiscutível do rejuvenescimento a laser fracionado é o seu custo.

Comentários sobre o procedimento

Aqui estão alguns comentários sobre o rejuvenescimento da pele facial a laser fracionado:

Revisão nº 1

Meu marido e eu demos à minha sogra um certificado de rejuvenescimento fracionado em nosso aniversário. Ela é uma mulher jovem e ativa e foi com prazer. É claro que há um resultado: o rosto fica revigorado, tenso, todos os tipos de manchas desaparecem, as rugas ao redor dos olhos são visivelmente suavizadas. Ela só fez isso uma vez, mas quer ir novamente para consolidar o resultado e pediu o mesmo presente para o próximo feriado.

Revisão nº 2

Não gostei do rejuvenescimento fracionado. Primeiro de tudo, eu estava com dor. Em segundo lugar, após o procedimento fui obrigado a não sair de casa durante quase 2 semanas. Meu rosto havia aumentado várias vezes de tamanho, estava todo vermelho e até molhado, como se escorresse icor. O resultado é zero. Meu principal problema é acne nas bochechas. Então ficou tudo como estava, valeu a pena tanto sofrimento, e também pelo meu próprio dinheiro.

Revisão #3

Eu só tive o suficiente para um procedimento Fraxel. Ainda um pouco caro e desagradável. Mas depois de 6 dias vi o resultado, e é excelente! As dobras nasolabiais desapareceram e todas as manchas da idade desapareceram, e foi exatamente isso que me fez parecer muito mais velha do que realmente sou. Agora estou satisfeito com tudo, acho que se for preciso decidirei fazer o curso novamente.

Preço

Quanto ao custo de um procedimento de rejuvenescimento a laser fracionado, varia significativamente dependendo da quantidade de trabalho e do grau de intervenção. O pagamento geralmente é definido para áreas individuais, para todo o rosto como um todo, para o rosto incluindo pescoço e decote. Os preços podem variar dependendo da cidade.

A maioria dos cosmetologistas considera esse procedimento uma alternativa válida à cirurgia plástica, mas faz sentido realizá-lo sem esperar alterações significativas na pele, quando eliminá-las já é difícil e caro. Se você começar a fazer o rejuvenescimento fracionado a partir dos 35-40 anos, isso permitirá adiar por muito tempo a necessidade de usar métodos mais radicais.